Colchas




Há 25 anos Carmen Machado Netto encantou-se com o tecido e passou a adotá-lo como material de trabalho. Já havia cursado arquitetura e atuava como artista gráfica quando foi convidada pela amiga Ana Adams para fazer o cenário de uma peça teatral. Inquieta, encarou o desafio de buscar outras formas de expressão. Descobriu a versatilidade e a praticidade dos panos. Ao manuseá-los, soltava a imaginação. Criava novas composições e formas e brincava com as cores.

Começou assim uma paixão que deu origem à loja FIO DE LINHA, inaugurada em 1980, em sociedade com Ana Adams. A confecção de panôs, colchas e acessórios em patchwork traduzia o desejo de uma vida em contato com a natureza, voltada para valores simples, que se concretizou quando Carmen mudou-se com a família para Gramado.

Autodidatas, Carmen e Ana começaram espontaneamente criando para a loja peças mais figurativas, retratando cenas do cotidiano e da região serrana.
Exigentes com a qualidade do que faziam, produziam peças únicas. E a empresa cresceu mantendo suas características artesanais.

Em 1989, Ana deixou a sociedade. Sozinha, Carmen foi, aos poucos, imprimindo sua identidade na FIO DE LINHA.
Para criar, buscava inspiração na natureza e passou a trabalhar também com formas geométricas

Em 1998, a necessidade de saber mais e identificar as pessoas que faziam patchwork e quilt no Brasil estimulou Carmen a promover, através da FIO DE LINHA um Festival de Quilt e Patchwork.
Duas edições depois, o Festival tornou-se referência no país inteiro.

Carmen passou a ter contato e fazer trocas com outros grupos que trabalhavam com patch e aproveitou a oportunidade para promover cursos e aprender novas técnicas.
O intercâmbio constante possibilitou o aprimoramento e enriquecimento do trabalho, além da descoberta da identidade do patchwork e do quilt produzidos no Brasil.

   

Em 2000, a FIO DE LINHA ganha uma nova sócia. Sara, filha de Carmen, entra na empresa para criar e modernizar o processo de trabalho. Nascida no ano em que a FIO DE LINHA foi inaugurada, Sara tem uma afinidade muito grande com o fazer artesanal e com o tecido, e muita facilidade para se expressar com o pano.
Jovem e cheia de garra, ela imprime um jeito contemporâneo de lidar com a milenar e minuciosa arte de manusear agulhas e linhas e juntar retalhos.

A FIO DE LINHA hoje oferece várias opções e desenhos em artigos de cama para adultos e crianças.
São colchas, fronhas, almofadas, mantas e panos, em cores e padronagens diversas, peças exclusivas, produzidas artesanalmente por uma equipe que conhece o tecido e sua linguagem.